Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cifra Econômica | Instalação de painéis solares nos projetos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida

Por: Daniel Ribeiro
20/06/2023 14:49 - Atualizado em 20/06/2023 14:49

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi identificado que a inclusão de alguns trechos adicionais, conhecidos como "jabutis", na medida provisória que trata do programa pode ter um impacto anual de R$ 1 bilhão. Esse valor seria custeado pelos demais consumidores por meio de aumentos nas tarifas.

A proposta aprovada pelos parlamentares, agora aguardando a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevê a instalação de painéis solares nos projetos habitacionais do programa. Essa medida busca promover a sustentabilidade e a utilização de energia limpa.

No entanto, alguns pontos específicos geraram preocupação. Dentre eles, destaco a compra compulsória dos excedentes de energia elétrica gerada por esses consumidores pelas distribuidoras, a redução mínima de 50% no custo de disponibilidade dos consumidores inscritos no Cadastro Único e a dispensa de licitação para os órgãos públicos na aquisição de excedente de energia das unidades consumidoras de programas sociais ou habitacionais.

É essencial acompanhar de perto as discussões e os desdobramentos dessas medidas para entender o seu impacto na sociedade e na economia. Vamos seguir atentos e cuidando o custo Brasil crescer e nós logo logo pagando a conta.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro